6 dicas para aumentar a produtividade na contabilidade

Aumentar a produtividade na contabilidade é um grande diferencial para maximizar os resultados conquistados pelo escritório contábil. Considerando a competitividade que existe no mercado, é fundamental buscar um desempenho superior aos concorrentes.

O aumento da produtividade na contabilidade representa diversos benefícios: redução no tempo de execução das tarefas, diminuição de custos, aumento da qualidade dos processos internos, redução das chances de falha, mais satisfação entregue aos clientes, entre diversos outros.

Se você consegue reduzir o tempo gasto para execução de uma tarefa de uma semana para três dias, sobra um tempo precioso que pode ser utilizado em outras atividades. Dessa forma, o escritório de contabilidade tem condições de buscar por melhorias constantes.


Quer descobrir como aumentar a produtividade na contabilidade? Então confira as dicas que preparamos neste artigo.

6 dicas para aumentar a produtividade na contabilidade


A produtividade na contabilidade está relacionada a uma série de fatores diferentes. O planejamento das atividades, motivação da equipe e ferramentas usadas são ótimos exemplos de como vários aspectos precisam funcionar em conjunto.

Foi pensando nessa combinação de fatores que preparamos essas 6 dicas para aumentar a produtividade na contabilidade:

  1. Estruture os processos internos
    O primeiro passo para aumentar a produtividade na contabilidade é estruturar adequadamente os processos internos. Quais são as atividades que o seu escritório executa diariamente? E qual é a melhor forma de organizar essas atividades?
    A estruturação dos processos inclui a ordenação das tarefas em uma sequência lógica, definição de responsabilidades e busca pelas melhores ferramentas a serem usadas. Com isso, é possível eliminar o retrabalho e diminuir o tempo de execução das atividades.
  2. Invista na capacitação dos funcionários
    Imagine que os processos internos estejam estruturados da melhor maneira possível. Entretanto, os funcionários do escritório não conseguem executar um bom trabalho – gerando vários erros e aumentando o tempo necessário em cada tarefa.
    De nada adianta criar o projeto de uma máquina complexa e eficiente quando as peças deixam a desejar, não é? Investir na capacitação dos funcionários é fundamental para conseguir aumentar a produtividade
    na contabilidade.
  3. Estabeleça metas e prazos
    O seu escritório de contabilidade já trabalha com metas e prazos? Essa é uma ótima forma de incentivar toda a equipe para buscar os resultados esperados.
    Se um relatório precisa ser entregue em 15 dias, todos os esforços serão voltados para cumprir esse prazo.
    Por outro lado, a ausência de um prazo para cumprir essa atividade poderia diminuir a sua prioridade – levando um tempo muito superior a 15 dias para a sua entrega.
  4. Facilite a comunicação da equipe
    Cada funcionário possui suas próprias responsabilidades, certo? Porém, todas as atividades estão interligadas. É preciso que a comunicação flua com eficiência para que os trabalhos sejam executados em um ritmo desejável.
    Imagine que seja apurado o valor de um imposto e gerada a guia para arrecadação. Porém, ocorre uma falha na comunicação e esse documento não chega ao responsável pelo pagamento dentro do
    prazo. Trata- se de uma situação que gera um grande retrabalho e consome recursos da empresa.
    Por outro lado, uma comunicação eficiente agiliza todas as operações. Quanto menos tempo é perdido na comunicação, maior é a produtividade na contabilidade.
  5. Trabalhe a motivação dos funcionários
    A motivação dos funcionários é essencial para qualquer empresa de sucesso – e para aumentar a produtividade na contabilidade isso não é diferente. Uma equipe motivada está disposta a dar o seu melhor para conquistar os resultados propostos.
    Busque criar um bom clima de trabalho e engaje todos os funcionários para trabalhar em conjunto para conquistar os objetivos traçados. Está nas mãos do gestor promover ações frequentes buscando manter a motivação em alta.
  6. Explore os benefícios da tecnologia
    No contexto em que vivemos, seria impossível falarmos sobre aumento de produtividade na contabilidade sem citar a tecnologia. Existem várias ferramentas digitais que permitem a automação de processos e ganhos que impactam diretamente na produtividade de todo o escritório.
    Imagine que você utilize uma plataforma para o armazenamento de todos os documentos em formato digital. Seria possível poupar um tempo precioso no processamento e busca dos documentos necessários no dia a dia – refletindo no aumento da produtividade.

Você gostou das dicas para aumentar a produtividade na contabilidade? Como você busca maximizar a produtividade no seu escritório? Deixe o seu comentário!

3 thoughts on “6 dicas para aumentar a produtividade na contabilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *