4 tendências das assinaturas digitais em 2021

4 tendências das assinaturas digitais em 2021

Você está por dentro das tendências das assinaturas digitais para 2021? Sabemos que 2020 foi um ano em que a assinatura e a identificação eletrônicas conheceram uma grande revolta, devido ao fato de grande parte do mundo ter tido que se adaptar ao trabalho à distância. Mas o que devemos esperar para o futuro?

Aqui precisamos recorrer ao grande clichê: esse movimento de transformação digital não tem mais volta. Isso quer dizer que as assinaturas digitais chegaram para ficar – e serão cada vez mais úteis para as empresas brasileiras.

Neste artigo vamos descobrir quais são as tendências das assinaturas digitais em 2021. Confira!

Principais tendências das assinaturas digitais em 2021

1. Recursos extras para valor agregado

Uma assinatura eletrônica possui vários níveis de confiabilidade e pode ser dividida em três tipos:

  1. Assinatura eletrônica simples. Permite identificar o seu signatário de forma simples – associando do signatário em formato eletrônico.
  2. Assinatura eletrônica avançada. Utiliza certificados não emitidos pela ICP-Brasil ou outro meio de comprovação da autoria e da integridade de documentos em forma eletrônica, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.
  3. Assinatura eletrônica qualificada. Essa é a assinatura que podemos chamar de “assinatura digital”. Para isso, ela utiliza certificado digital, nos termos do § 1º do art. 10 da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001.

Com níveis de confiabilidade queremos dizer que cada uma dessas assinaturas tem um certo grau de verificação da identidade dos signatários. Uma assinatura eletrônica simples é geralmente mais usada em processos de baixo valor porque não existe uma “maneira infalível” de confirmar a identidade do signatário. Já uma assinatura eletrônica qualificada, por outro lado, vincula a identidade do signatário à sua assinatura por meio de um certificado digital, garantindo a identidade do signatário ao mais alto grau possível.

Algo que esperamos crescer em 2021 é o valor agregado extra em cada um desses diferentes tipos de assinaturas. O que significa que além de um certo nível de segurança e confiabilidade que você obtém com uma assinatura digital, há recursos extras disponíveis que estendem a capacidade de uso de um portal de assinatura digital ou API, permitindo que você obtenha mais informações necessárias de seus signatários.

2. Inteligência Artificial

Uma das tendências das assinaturas digitais que também podemos esperar no futuro é o surgimento da Inteligência Artificial (IA) no mundo da assinatura digital. Todo mundo já ouviu falar dessa tecnologia, e a IA já fez sua entrada brilhante em muitos setores e indústrias em todo o mundo. Então, o que isso pode significar potencialmente para fornecedores e usuários de soluções de assinatura digital?

A IA poderia fazer sua entrada em nosso mundo por meio de sistemas automatizados que, a partir de determinados dados de entrada, sabem quais documentos precisam ser gerados para que possa escolher automaticamente o modelo correto de uma biblioteca de modelos e preparar o processo de assinatura de forma automática.

Isso significa que a IA poderia configurar o modelo, escolher o método de assinatura correto (legalmente válido) para esse tipo de documento e preparar todas as etapas, de forma que tudo o que você precisa fazer é inserir os signatários e possivelmente a ordem de assinatura.

3. Adaptações às leis relativas à assinatura digital

Isso é algo que não podemos prever, mas é provável que veremos algumas mudanças ou adaptações das leis relativas à assinatura digital em um futuro próximo. Uma vez que o conceito de assinatura digital continuará a se expandir e evoluir, as regras em torno dele também deverão.

Em setembro de 2020 entrou em vigor a Lei 14.063/20, que regula o uso de assinaturas eletrônicas. Esse já foi um grande avanço para regular o uso de assinaturas digitais no Brasil – mas novas mudanças podem ser vistas conforme essa tecnologia continuar evoluindo.

4. O aumento do uso de dispositivos móveis

É difícil pensar em um mundo sem dispositivos móveis hoje em dia. Francamente, há pouco que você não pode fazer com seu telefone celular. Banco móvel, compras online, e muito mais. E, claro, usar seu dispositivo móvel para assinar documentos digitalmente é obrigatório.

Ou seja, uma das fortes tendências das assinaturas digitais é a utilização cada vez maior dos dispositivos móveis para facilitar o processo para os usuários.

Você já conhecia essas tendências das assinaturas digitais em 2021? Como você enxerga a evolução dessa tecnologia? Deixe o seu comentário!

Gostou? compartilhe!

Agende uma demonstração

Agende uma conversa com um de nossos especialistas e tome a melhor decisão. Solicite uma apresentação online sem compromisso com um de nossos consultores. Teremos prazer em conhecer você e te ajudar!

Comercial
Suporte
chamar no WhatsApp
MegaGED Gerenciando fluxos, otimizando processos e reduzindo custos www.megaged.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×