Nos últimos anos, o termo “assinatura digital” começou a surgir com uma frequência cada vez maior. Trata-se de uma tecnologia fundamental em um mundo cada vez mais digitalizado. Entretanto, esse ainda é um assunto que gera muitas dúvidas entre empresários e profissionais.
É exatamente o que parece ser: uma alternativa moderna para assinar documentos com papel e caneta.
Ela usa uma técnica matemática avançada para verificar a autenticidade e integridade de mensagens e documentos digitais. Garante que o conteúdo de uma mensagem não seja alterado durante o trânsito e ajuda-nos a superar o problema de falsificação de identidade e adulteração nas comunicações digitais.
Elas também fornecem informações adicionais, como a origem da mensagem, status e consentimento do signatário.
Quer entender melhor o que é assinatura digital e como essa tecnologia funciona? Confira logo a seguir!
Afinal, o que é assinatura digital?
É uma forma de assinar documentos, mas é mais do que isso. Você provavelmente já está usando assinaturas digitais hoje. Você já viu um ícone de cadeado ou um fundo verde na barra de endereço do seu navegador quando está fazendo compras online? Isso também é uma assinatura digital. Esse tipo de assinatura digital verifica um servidor ou o conteúdo de uma página da web.
Quando você assina um documento online, a assinatura digital é usada para verificar se um documento assinado é autêntico. As assinaturas digitais podem provar a identidade da pessoa que assina o documento e pode mostrar se o documento foi adulterado desde que foi assinado.
A tecnologia de assinatura digital é usada há décadas, o que significa que é altamente padronizada e aceita. Isso é importante porque seus documentos precisam ser legalmente válidos não apenas hoje, mas anos depois. A tecnologia de assinatura digital não é uma tendência que vai e vem, deixando sua empresa sem saber o que fazer a seguir. As assinaturas digitais vieram para ficar.
Como as assinaturas digitais são incorporadas aos documentos e são baseadas em padrões internacionais e da indústria, elas podem ser verificadas de forma independente.
O papel das assinaturas digitais
Como o nome deixa bem claro, o seu principal papel é permitir que pessoas e empresas façam a assinatura digitalmente – sem a necessidade de usar documentos físicos.
Porém, além da assinatura digital de documentos, essa tecnologia também é usada para transações financeiras, provedores de serviços de e-mail e distribuição de software – áreas onde a autenticidade e integridade das comunicações digitais são cruciais.
A tecnologia padrão da indústria, chamada infraestrutura de chave pública, garante a autenticidade e integridade dos dados de uma assinatura digital.
Como funcionam as assinaturas digitais?
Usando um algoritmo matemático, provedores de soluções de assinatura digital geram duas chaves: uma chave pública e uma chave privada. Quando um assinante assina digitalmente um documento, um hash criptográfico é gerado para o documento.
Esse hash criptográfico é então criptografado usando a chave privada do remetente, que é armazenada em uma caixa HSM segura. Em seguida, é anexado ao documento e enviado aos destinatários junto com a chave pública do remetente.
O destinatário pode descriptografar o hash criptografado com o certificado de chave pública do remetente. Um hash criptográfico é gerado novamente na extremidade do destinatário.
Ambos os hashes criptográficos são comparados para verificar sua autenticidade. Se corresponderem, o documento não foi adulterado e é considerado válido.
A assinatura digital é melhor do que papel?
Ela oferece o mais alto nível de segurança. Ele não apenas verifica o remetente e o destinatário, mas também marca a hora quando as assinaturas digitais são inseridas.
Além disso, uma assinatura digital pode ser aplicada a uma ampla gama de tipos de arquivos eletrônicos, incluindo filmes, sons, música, etc. – tornando-a mais versátil do que uma assinatura tradicional em papel.
Por fim, não podemos deixar de considerar a modernização de processos nas empresas. Por conta disso, ela deve se tornar cada vez mais comum no dia a dia e se mostrando uma alternativa mais simples do que o papel.
Você já sabia o que é assinatura digital? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!