
Quando falamos sobre segurança de dados, as assinaturas digitais exercem uma função de grande importância atualmente. Com a migração de diversas rotinas empresariais para o formato digital, é fundamental adicionar uma camada extra de proteção, não é?
As assinaturas digitais garantem autenticidade, integridade e validade jurídica para as operações. E seus benefícios vão além dessa segurança. São várias as vantagens dessa tecnologia para qualquer empresa que busque se manter competitiva.
Quer entender melhor como as assinaturas digitais contribuem com a segurança da sua empresa? Confira logo a seguir!
O que é uma assinatura digital?
Uma assinatura digital é uma assinatura eletrônica baseada em métodos criptográficos de autenticação do originador, computada usando um conjunto de regras e um conjunto de parâmetros para que a identidade do signatário e a integridade dos dados possam ser verificados.
Em outras palavras, uma assinatura digital é como uma impressão digital; é exclusivo para um indivíduo ou instituição. Quando você adiciona sua assinatura digital a um documento, um terceiro confiável conhecido como Autoridade Certificadora (AC) atua como notário e verifica sua identidade.
O mais alto nível de segurança e aceitação universal
As assinaturas digitais funcionam por meio da tecnologia Public Key Infrastructure (PKI) – elas representam o mais alto nível de segurança e aceitação universal para documentação digital. Por exemplo, uma página de assinaturas verificáveis pode ser adicionada ao final de um PDF. Isso servirá como prova de que as pessoas autorizadas e apropriadas viram e aprovaram o arquivo.
Desta forma, uma assinatura digital pode garantir a identidade e intenção de cada signatário. Ele pode adicionar a data e a hora em que uma assinatura foi aplicada, protegendo ainda mais contra fraude ou erro humano no preenchimento da documentação.
Depois que um documento é assinado digitalmente, ele não pode ser adulterado; se o conteúdo de um arquivo for alterado de qualquer maneira, a assinatura será invalidada.
Integradas a um sistema de gerenciamento de documentos, as assinaturas digitais podem ajudar a minimizar a anarquia de documentos dentro de uma organização, bem como provar que os procedimentos de conformidade necessários foram seguidos – reduzindo riscos de não cumprimento das exigências legais.
Por que as assinaturas digitais são consideradas seguras?
As assinaturas digitais funcionam usando criptografia de chave pública – que é um método criptográfico que usa um sistema de par de chaves, privado e público. A chave privada criptografa os dados e está disponível apenas para o assinante. A chave pública descriptografa os dados pertencentes ao documento digital e é fornecida ao receptor. No entanto, ambas as partes devem ter um certificado digital registrado de uma autoridade de certificação emissora para conectar o assinante e sua assinatura.
A criptografia de chave pública garante a segurança, precisão e autenticidade do documento. Criptografia é o processo de codificação de dados enviados ao receptor em uma forma que só pode ser decodificada pelo receptor. A autenticação é o processo de validação de que as informações do remetente são genuínas e não foram alteradas em trânsito.
Assim como cada assinatura manuscrita é única, cada assinante recebe uma identidade digital exclusiva de um provedor de serviços confiável. Quando o signatário assina um documento, a identidade do signatário é validada e a assinatura é criptografada usando tecnologia de infraestrutura de chave pública.
Outras vantagens das assinaturas digitais
Além de toda a segurança proporcionada pelas assinaturas digitais, elas também possuem vários outros benefícios para a empresa. Veja os principais deles:
- Poupa tempo. As assinaturas digitais garantem que as empresas economizem em custos e tempo com documentos e contratos assinados com o clique de um botão. Há uma grande economia de custo e tempo, especialmente quando a pessoa solicitada a assinar está em uma área geograficamente diferente.
- Redução de custos. Muitas empresas também observam economias de custo significativas, com pouca ou nenhuma despesa em tinta, papel, impressão, digitalização, frete / entrega ou despesas de viagem. Também há economia em outros custos indiretos, como arquivamento, recriação de dados ou rastreamento.
- Eficiência do fluxo de trabalho. Com menos atrasos, as assinaturas digitais garantem melhor eficiência no fluxo de trabalho. Gerenciar e rastrear documentos é mais fácil, com menos esforço e tempo envolvido. Muitos recursos das assinaturas digitais ajudam a acelerar o processo de trabalho.
- Melhor experiência do cliente. As assinaturas digitais fornecem a conveniência de assinar documentos importantes onde quer que um cliente ou pessoa para assinar esteja localizado. Os vendedores não precisam esperar a chegada do cliente ao banco ou ao escritório.
Você já conhecia todos esses benefícios das assinaturas digitais? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!