
Para todas empresas que buscam validar a autenticidade dos documentos, a assinatura digital é a tecnologia ideal. E essa deve se tornar a regra para o futuro.
A evolução da era da digitalização tornou a vida simples, vantajosa, rápida e estimulante. Estamos vivendo em um mundo deslocalizado, onde os clientes estão se transformando em clientes digitais solicitando ou disponibilizando serviços online em qualquer lugar e a qualquer hora.
Esta era digital contribuiu para a geração de documentos digitais junto com a necessidade de sua autenticação também.
Antes desta era, a forma de assinar um documento é imprimi-lo, assiná-lo e digitalizá-lo de volta para o computador para armazenamento – que, na verdade, não só é demorado, mas também leva ao desperdício de papel e outros recursos.
As assinaturas digitais são mais úteis em termos de uso, segurança, autenticação e economia de tempo. Outro benefício é que é difícil falsificar as assinaturas digitais, pois esse método usa tecnologia criptográfica para vincular a identidade do usuário assinante ao documento em comparação com as assinaturas tradicionais, que são muito fáceis de falsificar.
Quer entender melhor como uma assinatura digital ajuda a validar a autenticidade dos documentos? Confira logo a seguir!
Definição de assinatura digital
Uma assinatura digital é como uma impressão digital. É um código matemático que protege o código e garante a autenticidade do documento ou do receptor da mensagem. Ele verifica a identidade da entidade assinante, prova a intenção da entidade de assinar o documento e que a assinatura está associada ao documento assinado por meio da entidade assinante.
A assinatura digital também indica a intenção de uma pessoa em aceitar o conteúdo de um documento. Qualquer usuário que enviou o documento que contém a assinatura digital não pode negar ter assinado o documento em uma data posterior, pois a assinatura digital é exclusiva do documento e da autoridade de assinatura.
As assinaturas digitais podem ser usadas com qualquer tipo de documento ou mensagem para garantir ao receptor a identidade do remetente e que a mensagem foi recebida intacta, ou seja, sem adulterar os dados ou as informações.
Como uma assinatura digital ajuda validar a autenticidade dos documentos?
As assinaturas digitais funcionam na infraestrutura de chave pública que protege a comunicação em um canal não seguro usando duas chaves criptográficas diferentes – uma chave pública e uma chave privada. As chaves criptográficas são dados especiais para validar a autenticidade e integridade de um documento digital ou mensagem.
A chave privada é usada pela pessoa que cria a assinatura digital para criptografar ou bloquear os dados; a chave é mantida em segredo e protege as informações do usuário contra roubo ou adulteração. A chave pública, por outro lado, é usada para descriptografar ou desbloquear os dados e é disponibilizada para aqueles que deveriam estar vendo a mensagem. As chaves são pares matematicamente relacionados que funcionam juntos; uma mensagem criptografada pela chave privada só será descriptografada usando a chave pública do mesmo par.
A autenticidade e o sigilo do documento são mantidos sobre o fato de que a chave privada da parte assinante não foi comprometida ou roubada por qualquer pessoa não autorizada. Se qualquer pessoa não autorizada puder ter a chave privada, então poderá haver a possibilidade de a pessoa criar assinaturas fraudulentas em nome do detentor da chave privada.
Como funcionam as assinaturas digitais?
Usando um algoritmo matemático, provedores de soluções de assinatura digital geram duas chaves: uma chave pública e uma chave privada. Quando um assinante assina digitalmente um documento, um hash criptográfico é gerado para o documento.
Mas, na prática, o processo para utilizar as assinaturas digitais é relativamente simples:
- Você abre o software de assinaturas digitais;
- Selecione o documento que deve ser assinado;
- Adicione seus clientes que precisam assinar;
- Selecione as informações necessárias, coloque a etiqueta da assinatura digital e clique em enviar.
Seu cliente receberá um e-mail solicitando a assinatura. Assim que as informações necessárias forem preenchidas e o documento assinado, todos são alertados. Um certificado digital é produzido registrando quem assinou o documento, a hora e a data da assinatura e o endereço IP do computador de cada participante.
O documento é selado digitalmente e armazenado eletronicamente para seus registros. Chega de procurar uma página de assinatura durante o processo de auditoria. Você também pode fazer login para ver o status de suas assinaturas pendentes a qualquer momento.
Você já sabia como uma assinatura digital ajuda a validar a autenticidade dos documentos? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!