O escritório de contabilidade precisa armazenar os documentos de seus clientes?

O escritório de contabilidade precisa armazenar os documentos de seus clientes?

Existe uma dúvida muito comum entre oscontadores: o escritório de contabilidade precisa armazenar os documentos deseus clientes? Trata-se de uma cultura que foi criada ao longo dos anos.Justamente por isso, o contador era chamado de “guarda livro”, ficandoresponsável pela guarda dos livros contábeis e fiscais gerados pelo registro dacontabilidade da empresa.

Porém, essa prática de armazenar os documentosde seus clientes pode causar complicações em longo prazo. Com o passar dosmeses, ocorre um acúmulo de documentos fiscais dos clientes. São inúmerascaixas, pastas, gavetas e armários repletos de papéis.

Mas, afinal de contas, o escritório decontabilidade realmente precisa armazenar os documentos de seus clientes?Descubra neste artigo.

Ocontador precisa armazenar os documentos de seus clientes?

De acordo com a legislação, o escritório decontabilidade não tem a obrigação de armazenar os documentos de seus clientes.É a própria empresa que deve ficar responsável por manter os documentosexigidos pela legislação guardados no prazo legal.

Porém, a responsabilidade da guarda dedocumentos é de responsabilidade direta da empresa e indireta do contabilista.Ou seja, podem existir situações em que o escritório de contabilidade tragapara si essa responsabilidade – seja por liberalidade ou por contrato.

Veja o que diz o Art. 39º do Decreto 5.844:

“Os balanços, demonstrações da conta delucros e perdas, extratos, discriminações contas ou lançamentos e quaisqueroutros documentos de contabilidade, deverão ser assinados por atuários,peritos-contadores, ou guarda-livros legalmente registrados, com indicação do número do respectivo registro.

§ 1º Esses profissionais, dentro do âmbito desua atuação e no que se referir à parte técnica, serão responsabilizados,juntamente com os contribuintes, por qualquer falsidade dos documentos queassinarem e pelas irregularidades de escrituração praticadas no sentido defraudar o imposto de renda.”

Ou seja, o profissional de contabilidade tem aobrigação de assegurar todos os parâmetros estabelecidos para elaboração dosdocumentos sejam cumpridos e que os dados estejam corretos. Porém, ele não estáobrigado a armazenar os documentos de seus clientes.

Aimportância do gerenciamento dos documentos dos clientes

Apesar de não existir a obrigatoriedade dearmazenar o documento de seus clientes por todo o prazo exigido pelalegislação, os escritórios de contabilidade ainda precisam gerenciar essasinformações para o desenvolvimento das suas atividades. É necessário receberesses documentos para compor os registros feitos mensalmente sobre astransações realizadas na empresa.

Por conta disso, é comum então que osescritórios de contabilidade acabem armazenando os arquivos para possíveisocorrências ou consultas. Com a facilidade do armazenamento das informações emformato digital, tornou-se mais fácil gerenciar todos esses dados com maispraticidade – sem a necessidade de um grande espaço físico de armazenamento.

Não faria sentido um escritório de contabilidadeapagar os documentos recebidos de seus clientes todos os meses, não é? Ou seja,na prática o que ocorre é que os contadores armazenam os documentos dos seusclientes – mesmo que não seja para cumprir as obrigações legais diretamente.

Comoarmazenar os documentos de seus clientes?

Conforme acabamos de destacar, armazenar os documentos de seus clientes tornou-se mais fácil por conta do avanço da tecnologia. Grande parte das obrigações contábeis e fiscais já migraram para o meio eletrônico. Como consequência, os documentos também são gerados e transferidos digitalmente.

Para que um escritório de contabilidade consiga armazenar os documentos de seus clientes com mais eficiência, é possível buscar uma plataforma especializada na gestão de documentos – como o MegaGED.

Com o MegaGED você pode centralizar toda a gestão dos documentos da sua empresa em uma única plataforma – que pode ser facilmente acessada por meio de qualquer dispositivo móvel. Dessa forma, toda equipe ganha em eficiência para atender melhor os seus clientes.Quer entender melhor como você pode armazenar os documentos de seus clientes usando o MegaGED? Então visite a nossa página e conheça as funcionalidades da ferramenta

Gostou? compartilhe!

Agende uma demonstração

Agende uma conversa com um de nossos especialistas e tome a melhor decisão. Solicite uma apresentação online sem compromisso com um de nossos consultores. Teremos prazer em conhecer você e te ajudar!

Comercial
Suporte
chamar no WhatsApp
MegaGED Gerenciando fluxos, otimizando processos e reduzindo custos www.megaged.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×