As assinaturas digitais estão sendo usadas na maioria dos setores. No entanto, a adoção no setor de varejo foi um pouco lenta em comparação com a maioria. Na verdade, a razão por trás disso não é clara. Talvez seja porque parece menos evidente como os varejistas podem se beneficiar com o uso dessa tecnologia, em comparação com setores em que os contratos são fundamentais em suas operações diárias. Porém, a assinatura digital no varejo pode trazer vários benefícios.
Quer entender por quais motivos é importante adotar assinatura digital no varejo? Confira logo a seguir!
Documentos comuns de varejo
Quase todas as transações no setor de varejo precisam de alguma forma de acordo. Portanto, é bom mencionarmos alguns dos tipos mais comuns de papelada usados em um ambiente típico de varejo:
- Notas fiscais
- Formulários de fornecedores
- Pedidos de venda
- Faturas
- Recibos de vendas
- Retorno de vendas
- Notas de entrega
- Guias de remessa
Benefícios da assinatura digital no varejo
1. Processos simplificados e maior eficiência
Apesar de uma porcentagem significativa das vendas no varejo ser conduzida online, os clientes ainda querem ver produtos de alto valor pessoalmente antes de fechar uma compra. Para lidar efetivamente com o fluxo de atividades internas e os aumentos constantes nos custos operacionais, a única opção realista é modernizar e automatizar seus processos manuais.
As assinaturas digitais garantem o processo de vendas tranquilo de uma transação digital para uma situação do mundo real. Seu departamento de vendas pode dedicar mais tempo a outras tarefas importantes do que à papelada.
2. Segurança e conveniência
As assinaturas digitais são totalmente seguras, garantindo que os detalhes de seus clientes estejam protegidos, enquanto também permitem que você compartilhe documentos e informações com colegas para reduzir significativamente as cargas de trabalho internas.
Além disso, a tecnologia de assinatura digital funciona na maioria dos dispositivos móveis, permitindo que os varejistas concluam as vendas no escritório ou mesmo em trânsito. Mais importante ainda, os clientes podem concluir transações à distância com toda a segurança que você deseja.
3. Simplificação no gerenciamento de documentos
Gerenciar a papelada pode ser uma tarefa tediosa. O tempo e o custo envolvidos no envio, cópia e armazenamento dos contratos para arquivamento – não esquecendo a possibilidade de contratos serem firmados, perdidos ou danificados – podem ser evitados por meio da adoção da assinatura digital no varejo.
Também é fácil arquivar e recuperar documentos, e um log digital pode fornecer os detalhes do contrato assinado, como a hora em que a assinatura foi criada, o endereço IP e o endereço de e-mail usado.
4. Economia de dinheiro
Você já pensou nos custos envolvidos no envio de milhares de contratos em papel para seus clientes e fornecedores? Pense sobre:
- Custo de compra de papéis de impressão
- Custos de impressão
- Custos de cópia
- Custo de digitalização
- Custo de entrega ou postagem
- Custo de armazenamento seguro de documentos
Uma pesquisa da MultiBriefs revelou que as empresas dos EUA gastam cerca de US $ 80 por funcionário em papel anualmente, e 50-70 por cento do espaço do escritório foi usado para preencher e / ou armazenar documentos impressos. Outro estudo estimou que custa a uma empresa cerca de US $ 120 para encontrar um documento extraviado, US $ 20 para arquivar um documento e US $ 220 para reproduzir um documento perdido.
Uma maneira que as empresas de varejo podem reduzir esses custos é investindo na assinatura digital e em um sistema para gerenciamento dos documentos. O retorno sobre o investimento pode ser bastante alto e os varejistas podem começar a notá-lo quase imediatamente.
5. Melhor experiência do cliente
Um bom número de clientes não gosta de lidar com enormes pilhas de acordos, contratos, garantias e recibos de papel. É tedioso, problemático e inconveniente. Uma solução que permite a assinatura digital é útil em tal situação, melhorando sua experiência de compra.
Inúmeros estudos provaram que melhorar a experiência do cliente é uma prioridade para muitas organizações. Um estudo realizado pela Watermark Consulting, mostra que as organizações que ofereceram uma boa experiência ao cliente superaram as suas adversárias, gerando um retorno total superior a 35% do resto.
Você já conhecia os benefícios da assinatura digital no varejo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!